Testes em Central Location (Pré recrutamento ou Intercept)
O teste em central é um método de pesquisa em que os respondentes são convidados (através de agendamento prévio ou abordagem na rua), a avaliar um produto por meio de experiências práticas. É possível obter uma avaliação efetiva do produto, já que a avaliação pode incluir: degustação, facilidade de uso, modo de uso, embalagem, aparência, etc, em uma condição próxima ao ambiente real em que o produto é usado ou comprado.
Testes em Uso Domiciliar (Pré recrutamento ou Porta-a-Porta)
O teste em uso domiciliar ou HUT, consiste nos consumidores avaliando produtos / serviços em seu ambiente natural, como: sua casa, seu carro, seu trabalho/escritório, etc. O objetivo do teste é fazer a avaliação após mais tempo de experiência com o produto, do que apenas o contato inicial.
O teste em uso domiciliar pode acontecer:
CLT + HUT – onde o consumidor vai até a central para uma avaliação inicial do produto e depois o leva para casa;
HUT (pré recrutamento) – os produtos são entregues na casa de cada consumidor;
HUT (porta a porta) – o entrevistador seleciona e implanta o produto diretamente na casa do consumidor.
Todos os processos (seleção dos consumidores, instrução, entrega, verificação e coleta de dados) são supervisionados.
Testes Quantitativos com Mini Quali ou EP
Nesse teste, mesclamos dois tipos de metodologias, a quantitativa e a qualitativa.
O objetivo é conseguir resultados mais abrangentes e aprofundados identificando e explorando características do produto de forma mais detalhada pelos consumidores.
Testes Discriminativos
Utilizado para verificar se o consumidor percebe diferenças entre dois ou mais produtos, por motivos de alteração de formulação, fornecedor alternativo, entre outros. Tipos: teste triangular, duo-trio, comparação pareada, diferença do controle, R-index, etc.
- Pesquisa Ad Hoc qualitativa
- Levantamento de Hábitos e Atitudes, Testes de Conceito, Geração de Insights para Desenvolvimento de Produtos.
Tipos de Análises
- Análises estatísticas básicas para todas as escalas (ANOVA, Teste T, Teste Z, Teste Qui-Quadrado, K-proporções, correlação, etc)
- Metodologia CATA (Check-all-that-apply)
- Mapa de preferência (Preference mapping) para definição dos drivers de aceitação dos produtos
- Análise de Cluster (para entender segmentação dos consumidores)
- Análise de Penalidade (escala JAR)
- Entre outras.